21 março 2010

MODA INCLUSIVA



Fala-se muito em a moda ser democrática, acessível a todos os consumidores. Mas como fica as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física ou de necessidades especiais? Não se encontra normalmente roupas com modelagem especial que respeite a diversidade ao mesmo tempo permitam estar na moda.



O bom é que alguns passos tem sido dado para mudar essa realidade.



No dia 08 de março aconteceu na Paraíba o desfile inclusivo "Adversidade na Passarela", cuja seleção das modelos foi feito pela fotógrafa Kica de Castro, especialista em fotografia para pessoas com deficiência.



Ano passado a professora do Senai Paraná, Lenny Pereira, desenvolveu coleção adaptada para crianças e adolescente com deficiência motora a partir do estudo do chamado quarta dimensão da modelagem, que leva em conta o movimento do corpo e suas articulações, com peças que facilitam na hora do vestir. Recentemente seu mais novo trabalho foi voltado para pessoas com paralisia cerebral, com dificuldades do controle do movimento, onde as peças se adaptam ao corpo, sendo mais fáceis de vestir. Uma de suas criações foi um vestido de noiva.



A Prefeitura de São Paulo realiza esse ano o segundo concurso de Moda Inclusiva para estudantes do Estado, que devem apresentar trabalhos de roupas adequadas, onde as peças vencedoras serão mostradas em desfile.



Todas essas iniciativas ampliam a discussão sobre o assunto e serve para estimular a criação de novos modelos.

Legal né!!!!!!!!

Desfile Adversidade na Passarela - foto Kica de Castro




Vestido de noiva e outras peças criadas pela professora do Senai Paraná estão expostas na Olimpíada do Conhecimento, no Rio de Janeiro (Foto: Christiane Kremer) - fonte Senai