20 maio 2010

MODA É CULTURA

Apesar de nunca ter sido conhecida como cultura, mas sim como futilidade, a moda sempre refletiu o contexto social, político, cultural, o retrato de uma época.

Mas agora é oficial. Moda é cultura, reconhecido dessa forma pelo poder público.

A II Conferência Nacional de Cultura contemplou em sua plataforma política diversas  áreas como Arquitetura, Arquivos, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura Afro-brasileira, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Dança, Design, Livro, Leitura e Literatura, Museus, Música, Teatro, Patrimônio Material e Imaterial e Moda.

Foram definidas cinco estratégias para o setor da moda:

PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL
Registrar de maneira multimídia, organizar e promover as memórias que formam a identidade cultural material e imaterial da moda brasileira por meio de recursos públicos, considerando as diversidades locais.

CULTURA, CIDADE E CIDADANIA
Promover a articulação interministerial para formação e qualificação do profissional da moda, fomentar estudos e pesquisas que mapeiem, a partir do território, a interdisciplinaridade e diversidade da moda e potencializar as microrregiões com a realização de projetos de moda.

CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Financiar projetos de geração de emprego e renda, promover estudos de mapeamento e fomento de processos sustentáveis na moda com reafirmação cultural em grupos/comunidades por meio de políticas de capacitação, profissionalização e estímulo à produção e à circulação.

CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Elaborar editais públicos específicos para o setor de moda e fomentar parcerias com órgãos públicos e privados para a consolidação das atividades de grupos acadêmicos, experimentais e oriundos da sociedade civil organizada com ações nacionais e internacionais.

GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA
Promover a institucionalização da Moda no Ministério da Cultura por meio da criação: do Fundo Nacional da Moda; do Comitê da Moda; e da agenda propositiva de trabalho com o Ministério da Cultura.

Isso possibilita uma maior discussão das necessidades do setor da moda e abertura de maiores possibilidades no mercado.