29 julho 2010

MULHERES CEGAS E DE BAIXA VISÃO PARTICIPAM DE DESFILE DE MODA



REPORTAGEM VEICULADA NO PE360GRAUS - SÁBADO 17/07/2010



Reprodução/TV Globo - Vida Real NETV Primeira Edição

Mulheres cegas se preparam para estrear em uma nova profissão

Elas são estudantes, donas de casa, telefonistas, auxiliares de enfermagem, auxiliares de radiologia, e tem muita história para contar. Elas formam um grupo de mulheres que está prestes a estrear em uma nova profissão.

Elas têm deficiência visual, mas sabem muito bem o que é a beleza. “Beleza é estar bem com você mesma”, disse a telefonista Rizonete da Silva.

Rizonete a as companheiras enfrentaram preconceitos, aprenderam uma profissão apesar das dificuldades e agora se preparam para o evento que vai representar mais um passo na conquista da autonomia e da auto estima. Elas aprendem as técnicas de desfile para subir à passarela no centro de convenções, em Olinda.

Desse grupo de mulheres, três serão escolhidas por um corpo de jurados para representar Pernambuco no concurso miss deficiente visual, em Natal, no Rio Grande do Norte. Mas, independentemente de quais sejam as eleitas, todas já se sentem vitoriosas por participar do mundo da moda.

“Deixa a gente muito pra cima. Uma dá apoio para a outra”, contou a auxiliar de radiologia, Elba Maria de Oliveira.

“Eu acho ótima essa participação. Para a gente chegar nessa inclusão que se fala, e que a sociedade exclui”, falou a telefonista Sônia Pereira.

O concurso ainda guarda uma surpresa: as roupas de estilistas profissionais, feitas com exclusividade para cada uma delas. A expectativa é grande para enfrentar a plateia, mas o que não falta é confiança.

A auxiliar de enfermagem, Adriana Maria da Silva, que ficou cega há seis anos, afirma que, para ela, o desfile representa mais uma etapa de aceitação do problema mas também de superação de limites. “Somos pessoas cegas e de baixa visão, mas não perdemos a essência feminina”, disse.

Elas estreiam neste sábado (17), às 17h, no auditório do teatro Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda. Não é preciso pagar nada para assistir ao desfile.