06 setembro 2010

Demas na Agenda Cultural

Moda da DeMas
Por: Erika Fraga / Fotos: Marcelo Montanini

Criar, recriar, ousar e inovar. Quem nunca teve vontade de fazer isso na vida? Seja na carreira profissional, na vida pessoal, ou até mesmo no visual mudando o corte de cabelo e a forma de se vestir. Mas para quem deseja viver da moda, esses quatro elementos são os combustíveis primordiais para sobrevivência. E é alimentada por esses quatro pilares que vem surgindo no mercado à marca roupas DeMas, criada pelas estilistas, Márcia Moura e Maiara Miranda.

Criada a pouco menos de um ano, DeMas é voltada para moda feminina e trabalha com modelagem por encomenda. As estilistas que se conheceram na faculdade contam que o nome da marca na realidade é uma brincadeira referente às repetições da letra M em seus nomes.

Com um estilo romântico e moderno, as designes abusam das cores e formas na concepção das peças, “gostamos de trabalhar muito com o tecido, tudo é muito artesanal na questão da mistura de texturas”, conta Márcia. São blusas, batas, sais, vestidos e bolsas que enchem os olhos de qualquer mulher. Umas das técnicas mais utilizadas por elas é o Crazy, que se trata da junção de tecidos para formar uma estampa ou desenho. “As nossas peças são todas exclusivas, principalmente quando é uma roupa trabalhada no crazy, que é um processo muito trabalhoso”, explica.

Quando o ponto é criação, as artistas revelam que não é um processo trabalhoso, “gostamos de brincar com os tecidos, fazemos experimento que quase sempre dá certo. Fizemos uma coleção inspirada em flores, há pouco tempo terminamos outra coleção de bolsas inspirada no telefone, e assim vem dando certo”. pontua Maiara. Márcia ainda revela que nas peças existe uma predominância forte dos anos 80, já que nessa época surgiram muitas novidades que marcaram até hoje a moda mundial.

As estilistas também administram o blog Frescura de moda, onde aborda assuntos culturais que tem haver com a moda. “Vimos que aqui em Recife não tem muitos blogs de moda e os que têm na maioria são voltados para marca, então sentimos a necessidade de criar algo que mostre as novidades culturais da moda, seja na arte, seja no cinema, esteja ela aonde for”, diz Maiara e ainda revela, “por isso escolhemos o nome frescura de moda, pois o frescura vem do novo, de novidade”.