24 setembro 2010

MENINAS CLASSE A COLÓQUIO DE MODA 2010

Hayana, Profa. Daniele Simoês, Allana e Tarlis


As alunas de Design de Moda da FBV, Allana, Tarlis e Hayane, voltaram recentemente do 6º Colóquio de Moda, onde apresentaram o artigo  "Meninas de Classe A: O Estudo de um Grupo como Ferramenta para Concepção de Produtos de Moda".
Conversamos com elas sobre esse trabalho e o Colóquio.
Confira!!

FM - Como foi o Colóquio, estava dentro das expectativas de vocês?
O Colóquio foi excelente, superou nossas expectativas, pois tivemos o privilégio de assistir mesas-redondas e grupos de trabalhos bastante enriquecedores para nosso conhecimento, com temas que não tínhamos tido contato até então. Além de poder interagir com pessoas que temos como referência no mundo da moda de forma aberta e direta. O Colóquio tem um clima leve que favorece muito essa interação e troca de conhecimentos.

FM - Vocês apresentaram um artigo, qual foi o tema?
Apresentamos o artigo "Meninas de Classe A: O Estudo de um Grupo como Ferramenta para Concepção de Produtos de Moda", escrito sob a orientação de Danielle Simões, que consiste em uma metodologia para conhecimento de público-alvo na qual dividimos em 6 etapas (Definir grupo/público-alvo a ser estudado; Estabelecer local de entrevistas; Efetuar as entrevistas, Fazer registros fotográficos; Conhecer as marcas citadas pelo público; Reunir as informações em painel imagético e verbal). Este método visa otimização do processo projectual garantindo redução do tempo de projeto, soluções bem definidas de produção e organização de atividades.

FM - Como foi apresentar esse trabalho, a receptividade, a repercursão?
A apresentação do trabalho foi incrível, fomos super bem recebidas e ficamos imensamente felizes com o resultado ter sido tão positivo. claro que na hora estávamos um pouco nervosas por ser nosso primeiro artigo científico e por apresentar para uma sala cheia e com pessoas que são referências em nossos estudos como Kathia Castilho, Dorotéia Baduy, Doris Treptow. Esta repercursão só nos motivou a continuar nos dedicando cada vez mais a nossos estudos e pesquisas.

FM - Qual os planos de vocês agora?
Os planos enquanto estamos na graduação são os mesmos, seguir pesquisando e escrevendo, absorvendo o máximo de conhecimento possível. No futuro, Allana pretende seguir carreira acadêmica e outras áreas que ainda está pesquisando e experimentando, Hayane planeja trabalhar com criação, produção e jornalismo de moda, Tarlis espera seguir no meio acadêmico e prestar consultoria de imagem.