22 novembro 2010

DRAGÃO FASHION - NOVIDADES PARA OS ESTILISTAS AUTORIAIS

O Dragão Fashion, maior evento de moda do Nordeste, que acontecerá dos dias 12 a 16 de abril de 2011, em Fortaleza - Ceará tem como tema para  a sua 12º edição ARTESANIAS-IDENTIDADES DA MODA, entendendo “Artesanias” como significado para o Artesanato em toda a sua diversidade e tipologiase, e  vem com muitas novidades.

O Frescura de Moda conversou o Claúdio Silveira, que está à frente do Dragão, confira:

FM - O Dragão Fashion Brasil vai entrar em sua 12º edição ano que vem. No que ele evoluiu?
Cláudio - Ao longo dos 12 anos tornou-se um evento totalmente autoral, com características artesanais visando um produto nordestino e com a cultura de moda local, valorizando os estilistas do nordeste do Brasil.
FM - Como é escolhido o tema para o DF?
Claúdio Silveira - É sempre uma preocupação com a cultura da nossa região e assim surgem os temas. O tema de 2011 esta totalmente focado no artesanato regional.

FM - Como a moda se reinventa a cada dia, existe uma preocupação em a cada edição o DF se reinventar? Quais as novidades para próxima edição?
Claúdio Silveira - Se reinventar cada vez mais, sempre será uma surpresa até fecharmos todos os espaços. Estamos terminando.

FM - Em uma entrevista Paulo Borges do SPFW afirma que o DF trabalha com industria regional, não é uma semana de moda e sim um evento de moda, pois muitos dos desfiles já foram visto no Fashion Rio ou SPFW. Você concorda?
Claúdio Silveira - Sim, tanto concordo que nessa edição uma das novidades é a consagração dos estilistas nordestinos e a procura intensiva de estilistas autorais genuinamente do nordeste do Brasil, eliminando assim desfiles que já tenha se apresentado em outros eventos e que não tenham características artesanais.
PS: Nosso evento também trabalha com a indústria regional no Ceará Business, um dos espaços. Não é feito em cima dessa plataforma

FM - O Concurso de novos talentos é direcionado a grupos de instituições de ensino, o que é diferente de lançar nomes, como a Casa de Criadores e o Rio Moda Hype. É intencional?
Claúdio Silveira - Sim, como sempre buscamos o diferencial, mas isso não quer dizer que não apoiamos o estilista autoral. Em 2011 vocês terão uma super novidade que será de suma importância para os estilistas autorais, novos talentos do nordeste. Aguardem!



FM - Aqui em Recife fala-se de um evento que estaria para acontecer esse ano, mas que por problemas diversos ficaria para ano que vem, e que teria você à frente. Que evento é esse? Que problemas são esses? Recife tem espaço para um evento como o DF?
Claúdio Silveira - Recife tem espaço para eventos de moda que agregem visibilidade para a sua industria e para os estilistas locais. Não necessariamente ser um evento como o dragão, eu estaria me copiando. Estamos a 5 anos tentando tampar a lacuna deixado por outros eventos e formata-lo mais forte e concreto com a ajuda de grandes nomes da moda e do trade Pernambucano, Visando uma parceria como aconteceu no Ceará com os estilistas e a industria da moda. Continuamos aguardando os meios legais para que isso aconteça. Espero que sim.

FM -Atualmente nós só temos o Moda Recife, que acontece agora em novembro. Esse evento seria um concorrente?
Claúdio Silveira - Acho que seria mais uma força para a indústria da moda de Recife a concorrência acontece na produção e não no evento. Evento agrega, tem uns que fazem e outros não.

FM - Pessoas de outros Estados que tiverem interesse em ver os desfiles, como será feito o acesso?
Claúdio Silveira - Entrando no site se cadastrando e de preferencia tenso contato com os participantes, pois para nós que produzimos fica difícil essa logística

FM - Qual a data e local para a 12º edição do Dragão Fashion?
Claúdio Silveira - Centro de Convenções do estado do Ceará de 12 a 16 de abril de 2011




Perca tempo não!!! O edital para o Concurso dos Novos 2011 está no:
http://www.dragaofashion.com.br/2010/sis.concurso.asp?pasta=10&pagina=67