19 janeiro 2011

3º Circuito de Moda e Arte

Já está rolando o 3º Circuito de Moda e Arte, maratona cultural que objetiva promover o acesso democrático à cultura de moda,  idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman, e apoio intitucional do São Paulo Fashion Week. Pena que em São Paulo, ai não dá pra gente que está bem longinho participar.
Mas quem estiver por perto não dá pra perder, pois a programação está demais, são oficinas, palestras, mostras de cinema, hum!!!!!! legal né! Se liga que é até fevereiro.
Veja a programação completa:

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652

Mostra Cinema de Moda
Período: 18 a 30 de janeiro de 2011
Cinema: 70 lugares
Entrada franca, mediante retirada de senha com uma hora de antecedência.
Programação: www.galeriacentral.org



25/01 - terça-feira

15h00 - Filme "Aldeia da roupa branca", Chianca de Garcia
Ano 1939, Portugal, DVD, 84 minutos, PB, 16 anos. Curador: Danilo Blanco
Gracinda e o Tio Jacinto lavam a roupa de habitantes de Lisboa. A vida deles não é fácil, mas muda quando ela decide convencer Chico, filho do Tio Jacinto, a voltar para casa do pai.

16h30 - Palestra "A História da Moda na Cidade de São Paulo"
Engana-se quem acha que moda em São Paulo começou somente a partir dos desfiles da SPFW. Em comemoração aos 457 anos de fundação da cidade, a palestra aborda a história da moda e do comportamento do paulistano, irreverente e com muitas histórias.

Palestrantes:
Fernando Zelman (coordenador da Galeria Central e pesquisador) - em sua apresentação, o produtor cultural faz uma análise da moda contemporânea, através de estudos econômicos, políticos e sociais frentes ao comportamento histórico.

João Braga (professor de história da moda de Santa Marcelina e FAAP Moda) - apresentará seus estudos sobre a evolução dos vestuários em São Paulo, abordando desde a colonização até os dias atuais.

18h30 - Filme "O baile", Ettore Scola
Ano 1982, Itália, DVD, 112 min, cor, 12 anos. Curador: João Braga
O filme conta parte da história francesa, a partir de pessoas reunidas num salão. Com recordações pessoais, música e dança, traça um panorama do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock'n'roll.



26/01 - quarta-feira

15h30 - Filme "Juventude transviada", Nicholas Ray
Ano 1955, EUA, DVD, 111 minutos, cor, 14 anos. Curador: Lufe Gomes
Jim (James Dean) é preso. No distrito está Judy (Natalie Wood). Eles têm um rápido contato. Mais tarde, ao fazer amizade com ela, desentende-se com Buzz (Corey Allen), que namora Judy.

17h30 - Filme "Feios, sujos e malvados", Ettore Scola
Ano 1976, Itália, DVD, 110 min, cor, 18 anos. Curador: Fernando Zelman
Giacinto (Nino Manfredi) vive num barraco com esposa, filhos e parentes e guarda, escondida, uma boa quantia em dinheiro. Isto irrita sua família, que quer usá-la para melhorar de vida.

19h30 - Mesa-redonda "Novos talentos da moda brasileira"
O Brasil possui o maior número de cursos de graduação em moda e estilismo no mundo. Ao todo são mais de 40 escolas e universidades que oferecem formação em distintos segmentos da moda. Com tantos alunos formados, fica cada vez mais difícil a identificação e promoção de novos talentos.

Participantes:
Jô Souza - professora de produção de moda do Centro Universitário Belas Artes, UniFMU e Escola Panamericana é idealizadora de diversos projetos concebidos junto a universitários

Danilo Blanco - artista plástico e curador vem se destacando como coordenador da Galeria Central. Seus projetos vêm possibilitando o ingresso no mercado de muitos artistas, estilistas, fotógrafos e designers.

José Luis de Andrade - mestre em moda, arte e cultura é docente do curso de graduação em estilismo e modelagem do Senac Moda.

27/01 - Quinta-feira

15h30 - Filme "O anjo azul", Josef Von Sternberg
Ano 1930, Alemanha, DVD 94 min, PB, 14 anos. Curadora: Maria Helena Cabral
Immanuel Rath (Emil Jannings), um severo e respeitado professor, se envolve com uma sensual cantora de cabaré, Lola (Marlene Dietrich), que se apresenta no "O Anjo Azul", um clube local.

17h30 - Filme "Histórias de Elle", David Teboul
Ano 2005, França, 84 min, DVD, cor, 12 anos. Curadora: Cecira Armitano
A epopéia desta revista, num filme repleto de imagens de arquivo e de cenas fortes, interpretadas por atrizes francesas e contendo trechos de cartas de leitoras com temas caros às mulheres.

19h30 - Mesa-redonda "Moda, Arte e Cinema - Fronteiras e Conexões"
Com a proposta de abordar as interfaces entre moda, arte e cinema, o debate trata da velha herança que ainda separa o erudito do popular, a moda e a arte, nós e os outros.

Participantes:
Olívio Tavares de Araujo - cineasta e crítico de cinema
Luciano Ramos - jornalista e crítico de cinema
Cecira Armitano - curadora independente em arte contemporânea

28/01 - sexta-feira

12h30 - Desfile "Por mares nunca dantes navegados", dirigido por Jô Souza
Dez figurinos criados pelas estilistas Tabata Resende, Carolina Rodrigues, Andiara Pires e Ana Paula Andrade, inspirados em poesias de Camões e Fernando Pessoa.

15h00 - Filme "Coco Chanel & Igor Stravinsky", Jan Kounen
Ano 2009, França, 119 min, DVD, cor, 16 anos. Curadora: Eloize Navalon
Paris 1913. Coco Chanel comparece ao Théatre des Champs-Élysées, onde pela primeira, vez Igor Stravinsky apresenta sua obra Rite of Spring (A sagração da Primavera). Sete anos depois, Chanel e Stravinsky se reencontram.

17h15 - Filme "Brilho de uma paixão", Jane Campion
Ano 2009, Inglaterra, 119 min, 35 mm, cor, 10 anos. Curadora: Jô Souza
O jovem poeta John Keats (Ben Whishaw) é vizinho de Fanny (Abbie Cornish), dona de opiniões fortes. Quando o irmão de John adoece, Fanny cuida dele e John se oferece para ensinar-lhe poesia.

19h30 - Filme "A elegante Polly Maggoo", William Klein
Ano 1966, França, 101 min, DVD, PB, 14 anos. Curadora: Cacilda Teixeira da Costa
Depois de vários anos dedicados à revista Vogue como fotógrafo, William Klein fez este filme abordando a inclusão da modelo americana Polly Maggoo (Dorothy MacGowan) na alta costura.

29/01 - sábado

14h45 - Filme "Liquid Sky", Slava Tsukerman
Ano 1982, URSS, 114 min, DVD, cor, 16 anos. Curador: Dudu Bertolini
Alienígenas invisíveis vêm à Terra em busca de heroína e pousam no topo de um apartamento em Nova Iorque, onde moram uma traficante e sua amante, uma modelo andrógina e ninfomaníaca.

17h00 - Filme "Cinema Paradiso", Giuseppe Tornatore
Ano 1988, Itália, 123 min, DVD, cor, 14 anos. Curador: Carlos Ferreirinha
Numa cidade siciliana, o garoto Toto (Salvatore Cascio) fica hipnotizado pelo cinema local e procura travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irrita facilmente.

19h30 - Filme "Roma - cidade aberta", Roberto Rossellini
Ano 1945, Itália, 97 min, DVD, PB, 14 anos. Curador: Alex Andrade
Líder da Resistência, Giorgio (Marcello Pagliero) planeja a entrega de um milhão de liras. Esconde-se na casa de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva dele, Pina (Anna Magnani).

30/01 - domingo

16h00 - Filme "A árvore dos tamancos", Ermanno Olmi
Ano 1978, Itália, 178 min, cor, 14 anos. Curador: Sérgio Gregório
Comovente descrição da vida dos camponesesda região de Bérgamo, na Itália, do século XIX. Uma família decide colocar o filho na escola em vez de empregá-lo na lavoura, dando início a uma série de problemas.

19h30 - Filme "Moulin Rouge - amor em vermelho", Baz Luhrmann
Ano 2001, EUA, 127 min, DVD, cor, 12 anos. Curador: Gregório Kramer
Christian (Ewan McGregor) muda-se para o bairro de Montmartre, onde fica o Moulin Rouge. Ao visitar o local Christian se apaixona por Satine (Nicole Kidman), sua estrela maior.

CASA DAS ROSAS
Av. Paulista, 37 - (11) 3285-6986 / 3288-9447

Programa educativo: Conversa com Cláudio Rocha e Marcos Mello, sobre a Oficina Tipográfica São Paulo
Data: 26 de janeiro, às 19h . Entrada gratuita.
Participantes: Claudio Rocha, tipógrafo e editor da revista brasileira Tupigrafia e da revista internacional Tipoitalia. Marcos Mello, tipógrafo e artista plástico
Inscrições: galeriacentral@hotmail.com


Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 - Centro

Mostra Cinema de Moda

Dia 29/01

14h - Filme "O Clã das Adagas Voadoras", Zhang Yimou
Ano 2004, China, 119 min, DVD, cor, 12 anos. Curador: Mário Francisco
Na China do ano de 859, o governo é incapaz de enfrentar os rebeldes do Clã dos Punhais Voadores, enviando os soldados Leo (Andy Lau) e Jin (Takeshi Kaneshiro) para capturar o líder deles.

16h - Palestra "A moda contemporânea"
Estilista da grife Dermetropol e docente do curso de moda do Senac-SP, Mário Francisco se destacou na passarela da Casa dos Criadores com peças masculinas concebidas a partir de diversas experimentações de modelagem. Nesta palestra, o estilista promoverá um amplo debate em torno da trajetória da sua marca, abordando temas como inspiração, processo criativo e desenvolvimento de coleção. A proposta é propiciar ao grande público o contato direto com os bastidores da moda, através de fotos e vídeos de antigas coleções.
Inscrições: galeriacentral@hotmail.com

17h30 - Filme "O Último Metrô", François Truffaut
Ano 1980, França, DVD, 131min, Colorido, 16 anos. Curadora: Aliança Francesa.
Em Paris, de 1942, Lucas Steiner (Heinz Bennent), um diretor de teatro judeu, é obrigado a se esconder dos nazistas no porão da instalação, onde as peças são ensaidas e apresentadas. E a única que sabe do seu esconderijo é sua esposa, a estrela Marion Steiner (Catherine Deneuve), que passa a administrar o teatro sob a orientação de Steiner.

17h30 - Oficina criativa "A Moda x Tipografia"
Atividade prática ministrada por Cláudio Rocha, tipógrafo e editor das revistas Tupigrafia e Tipoitalia, visa o contato direto dos participantes com a arte da tipografia. O workshop tem como tema a moda em sinergia com a palavra

Exposições:

ALIANÇA FRANCESA

Unidade Brooklin – Av. Santo Amaro, 3921 – Acesso para portadores de necessidades especiais

Mostra Coletiva “Cinema Desenhado”
Artistas participantes: Spacca, Silvia Rocha Campos, Sidney Haddad, Cristina Campana, Flávio Del Carlo, Renato Alarcão, Luiz Catani, Maria Regina Pinto, Leila Castro, Fernanda Cobra, Zé Otávio, Roberto Santana, Nora Beltrán, Miguel De Frias, Walter Trindade, Cirton Genaro, Rosa Cohen, Paulino Lazur, Raul Córdula, San Bertini, Léo Brizola, Guilherme de Faria e Luis Castañón e Roberto Santana.
Curadoria: Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central
Período: até 15 de fevereiro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h; sábados das 9h às 13h
Entrada franca

Unidade Jardins-Trianon – R. Min. Rocha Azevedo, 419 – Acesso para portadores de necessidades especiais.

Exposição “La Sape”
Acervo: fotos de Baudouin Mouanda
Período: até 4 de março de 2011
Horário: de segunda a sexta, das 9 às 20h30; sábados até 12h30
Entrada franca

CASA DAS ROSAS –
Av. Paulista, 37 – (11) 3285-6986 / 3288-9447 – Acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais.

Exposição Roupa de Domingo – 9a edição
Curadoria: Danilo Blanco, Fernando Zelman e Ricardo Carneiro
Participantes: Eduardo Costa, Claudio Rocha, Paula Valéria Andrade, Gabriel Pedrosa, Thais Graciotti, Mariana Moraes, Danilo Blanco, Ricardo Carneiro, Magy Imoberdorf, Anapana e Mônica Jackson
Período: até 06 de fevereiro de 2011
Horário: de terça a sábado das 10h às 22h; domingo, das 10h às 18h

RESERVA CULTURAL
Av. Paulista, 900 – térreo baixo – tel. (11) 3287 3529 – Estacionamento no local – Acesso para portadores de necessidades especiais

Exposição “Passagem”
Acervo: 10 imagens da av. Paulista registradas pelo fotógrafo Drago
Curadoria: Danilo Blanco e Fernando Zelman
Horário de visitação: de segunda a domingo das 10h às 22h
até 20/02