06 fevereiro 2011

Moda com históra bem contada

As tendências são lançadas a cada estação, e ficamos focados no que vai pegar nesse verão ou naquele inverno, muitas vezes sem tomar conhecimento do que conta algumas coleções, da história real que foi a inspiração para aquelas peças. E isso é o que torna a moda mais interessante do que só lançamento de tendência, quando ela tem algo a contar, quando nos diz algo, nos toca.

É sempre gostoso ouvir as histórias contadas pelas coleções de Ronaldo Fraga, que nesse inverno buscou da arte do mosaicista e artista plástico Athos Bulcão (1918-2008), que trabalhou em parceria com Oscar Niemayer na construção de Brasília., mostrando vestidos, saias e blusas com mosaicos geométricos e retalhos postos em camadas, ou reproduzindo desenhos em estampas. A coleção retrata um pouco da arquitetura modernista brasileira das décadas de 1950 e 1960.
Uma bela aula de história.







Maria Bonita também conta um pouco da história de Brasília e dos homens que a ergueram.
O candango (termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção) aparece nas  calças, vestidos e saias, com bolsas que lembram capangas.  As bolsas em metal se inspiram nas malas e marmitas dos trabalhadores. Athos Bulcão é lembrado nas aplicações de pequenas peças que lembram o azulejo. As cores cinza, marrom e azul, fazem  referência ao concreto, à terra e ao céu da cidade.