01 agosto 2011

Brasil Fashion Designers chega ao Nordeste com apoio da Vicunha Têxtil

ncentivar os novos talentos da moda é  um dos compromissos da Vicunha Têxtil, que estimula, assim, a criatividade brasileira no cenário fashion. Depois de apoiar o Brasil Fashion Designers Sudeste, agora é a vez dos dez finalistas da etapa Nordeste conhecerem a qualidade e a versatilidade dos índigos Vicunha. Em sua primeira edição nordestina, o tradicional concurso acontece em Fortaleza, em paralelo à Maquintex – Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil, de 9 a 12 de agosto.
Para a grande final, cada estilista desfilará dez looks, todos inspirados no tema “Opará, Rio-Mar, Meu Velho Chico”. Nessa homenagem a um dos principais rios brasileiros, o São Francisco, os estudantes mergulharam em seu folclore, fauna, flora e hábitos da população ribeirinha para criar uma moda regional cheia de estilo, sem esquecer suas raízes.
Confira um pouco das criações de cada finalista:

 
Cacau Júnior
O “Sertão Sonhador” do jovem estilista resgata a esperança das margens do São Francisco à população que vive no árido sertão. Tons terrosos são o forte da coleção, mesclados a peças claras, perfeitas para as altas temperaturas. A leitura mais moderna vem com a presença do jeans, com o levíssimo índigo Scarlet, de visual refinado e brilhante, e o Denzel, de tonalidade azul intenso, com elastano













 
Camila Farias
Os “Barqueiros” da estudante retratam a sobrevivência da população graças à pesca. A fluidez das ondas do rio, a geometria dos barcos e o entrelaçado das redes são a base de toda a criação. O denim premium Santorini da Vicunha aparece na coleção com sua tonalidade azul acinzentado, que pode ser submetido a vários padrões de lavagens para efeitos surpreendentes.












 
Cris Melo
O folclore regional dá o tom à coleção de Cris Melo. Sua coleção “Do transbordar ao enxugar das lágrimas de Iratí” traduz, na moda, a lenda de origem do Opará, que surge com as lágrimas de Iratí que, de tanto chorar pelo noivo morto, fez nascer o grande rio. O azul intenso do índigo Denzel é presença marcante nas peças, marcadas por tons escuros e luminosos. O cinza Chamonix, de alta elasticidade, ideal para as peças mais justas, também aparece na passarela.











 
Everson Saldanha
A transposição do São Francisco é a chave para o conceito “Sede do Rio”, na coleção de Everson Saldanha. Seus looks com ar regional têm inspiração nas figuras de homem e animal das carrancas, no colorido dos peixes e na terra seca. A versatilidade em lavanderia dos índigos 100% algodão Morgan e Manhattan dá um charme à coleção, com um jeanswear diferenciado.








 
Felipe Xavier
As “Guardiãs do Opará” trazem o folclore regional à passarela do Brasil Fashion Designers ao mostrar as mulheres guardiãs do Velho Chico, que não pode mais se proteger somente por seus picos e montes. A mistura de materiais e texturas é o ponto alto da coleção, e o jeans não poderia ficar de fora. Os índigos da Vicunha Haji, o premium Santorini e o Chamonix foram os escolhidos para compor fits variados.












 
Hiury Assunção
A cultura indígena marca presença no desfile de Hiury, inspirada em lendárias guardiãs da fauna e da flora da região por onde o rio desliza. O jeans ganha modelagens inusitadas nas peças, como acessório em looks que fazem releitura da anatomia animal.  O índigoDenzel foi o escolhido para a coleção.












 
João Baptista Filho
O conceito ancestral da Mãe Terra, com solos férteis e mulheres responsáveis pela colheita, é o tema da coleção “Mãos Fortes, Mulheres Férteis”. Uma mistura de folclore regional com a cultura africana dá o tom na passarela, com o índigo Scarlet, de visual refinado, na composição dos looks.













Pedro Oliveira
“A Lavadeira do Rio”, de Pedro Oliveira, traz o romantismo das mulheres à beira do São Francisco que vivem a cantar suas ladainhas, enquanto trabalham para sustentar a família. Leveza, praticidade estão presentes nas peças ultrafemininas. Os tons cinzas dos índigosHaji e Chamonix –com alta elasticidade – realçam as curvas da mulher ribeirinha moderna.



 
Sueli Medeiros
É das águas do Velho Chico que vem a inspiração da estudante, que mostra a beleza da natureza local, com seus peixes e mata em “Um olhar sobre o rio”. A tonalidade exclusiva em azul médio do denim Electric Blue da Vicunha se faz presente em diferentes fits, em uma coleção moderna e elegante.












Tadeu Colares
O artesanato em madeira das carrancas compõe a coleção de Tadeu Colares, uma homenagem a Francisco Biquiba de Lafuente (Guarani Carranqueiro), o maior artista carranqueiro do País. Geometria e diferentes texturas aparecem forte na coleção. Para total liberdade de criação, o jovem designer escolheu o levíssimo jeans Flow Black, ideal para confecção de peças amplas e fluidas.